terça-feira, 29 de setembro de 2009

DIA DA ÁRVORE



História e a importância
das árvores
na nossa vida.




O primeiro Dia da Árvore foi celebrado no dia 10 de Abril de 1872 em Nebraska, EUA.
O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de árvores nesse Estado. Em homenagem ao seu impulsionador, J. Morton. o dia da Árvore é comemorado nos EUA aos dias 22 de de Abril.

Em Portugal, o Dia da Árvore comemora-se com a chegada da Primavera, no dia 21 de Março.

Com a chegada da Primavera, as flores desabrocham e as árvores parecem abrir os galhos, como se fossem braços para receber a luz do sol. Tudo se transforma num mundo de cores. As planta ficam viçosas, a relva verde e o céu azul. É o anúncio da chegada da Estação das Flores.



Por que é importante ter muitas árvores em nosso planeta?
Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a humidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigénio para nós, humanos (ver nota sobre a fotossíntese).

As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direcção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme , sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam.


Outro factor importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma ideia, um em cada quatro medicamentos utilizados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal. Cerca de 70% das plantas classificadas pelo Instituto do Câncer dos Estados Unidos como recomendadas para o tratamento do câncer são encontradas exclusivamente nas florestas tropicais. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim (veja mais sobre florestas tropicais a seguir).



A fotossíntese
Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas verdes e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química.
Nas plantas verdes, a fotossíntese aproveita a energia da luz solar para converter dióxido de carbono (o CO2), água e minerais em compostos orgânicos e oxigénio.
Este processo é essencial para a manutenção de todas a formas de vida existentes na Terra. A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação empírica:

CO2 + H2O + Energia luminosa =====> [CH2O] + O2 + H2O


Por que há espécies de árvores em extinção?



A madeira das árvores tem uma utilização muito abrangente.
É utilizada para o fabrico do papel, móveis, edifícios, lápis, tecido e filmes fotográfico.
Na alimentação também serve de aditivo, é utilizado na fabricação de queijo, mistura para bolo e até de gelado.
E é devido à extracção predatória das árvores para estes fins que causa a extinção das espécies.
E, à medida que o homem derruba as árvores e vai acabando com as florestas, os animais que ali vivem também vão desaparecendo um a um.


Como salvar as florestas?



Como metade das árvores que são cortadas no planeta destinam-se à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas.

Adopte estas acções:

· Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando terminar de usá-lo;

· Coloque um guardanapo de tecido na sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o em vez de guardanapos de papel;

· Em casa use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido em vez de papel;

· Quando comprar papel numa loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo. Ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado no contentor de lixo azul para ser reciclado. Ou melhor ainda, compre 100% papel "tree-free" (isento de árvores), isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para esse papel;

· Peça aos seus pais para não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;


FONTE:www.pititi.com

Um comentário: